A Frase

Silas - «Benfica é muito forte»

Rolo Compressor

A expressão que se desenvolveu após os 8-1 ao Vit. Setúbal tem mesmo fundamento. Ruben Amorim facturou o golo 50 do Benfica no Campeonato. Menos 4, à 18ª jornada, que na temporada transacta em... 30 jogos.

Deverá ser preciso recuar bastantes anos para encontrar equipa tão concretizadora como este Benfica. Na temporada passada, Benfica fez apenas 54 golos e sofreu em 30 jogos, mais do triplo (32) dos golos que esta época em 18 jogos.

Curiosidades:

A média de golos marcados pelo campeão desde que o campeonato tem 30 jornadas (2005/2006-2008/2009) é de 60 golos por temporada. E mesmo nos últimos 5 anos com 34 jornadas, a média foi de apenas 64,8 golos por época. Ora, com 18 jogos disputados, o rolo compressor já "soprou" por 50 vezes!

Em termos pontuais, a média dos últimos campeonatos a 30 jornadas é de 71,75. Já num campeonato a 34 jogos, é de 77 pontos ! Em 2009/2010 o Benfica já somou 45! em... 18 jornadas.
Outra curiosidade é a coesão defensiva de Benfica e Braga. Juntos, os dois primeiros do campeonato somam 16 (10 + 6) golos sofridos. Nas últimas 10 temporadas, a média de golos sofridos pelo campeão é de 21,2 golos sofridos.

Nas últimas 6 épocas a média de golos marcados pelo melhor marcador foi de 20,17 por temporada. Cardozo leva 16, na 18ª jornada, actuando em 17 jogos.

Ora reflictam nisso e falem-me em "andor" !

Benfica na liderança após vencer U. Leiria (3-0)

Cardozo (10 m), Saviola (60 m) e Ruben Amorim (89 m) fizeram os golos da vitória do Benfica sobre o U. Leiria (3-0). Partida antecipada da 20.ª jornada vale aos «encarnados» a liderança isolada do Campeonato, ainda que à condição, uma vez que têm agora mais um jogo que o Sp. Braga.

Esteve muito competente a equipa da Luz, que pediu a antecipação desta partida devido ao calendário apertado por altura da Liga Europa – joga a 18 e depois a 23 com o Hertha Berlim, não podendo por isso jogar a 21 com os leirienses. Logo aos 10 minutos, Cardozo fez de cabeça o primeiro golo (o 16.º no campeonato), após excelente combinação de Saviola e Aimar. O marcador só voltou a funcionar na segunda parte, mas até lá os «encarnados» dominaram por completo, desenharam bem no relvado, não permitindo quaisquer veleidades ao adversário.

O segundo golo chegou também dos pés de Saviola, desta feita ele próprio na finalização, numa altura em que o Benfica se debatia com (ligeira) tentativa do U. Leiria em inverter o rumo dos acontecimentos. Logo depois, expulsão de Elias deitou por terra quaisquer esperanças da equipa da cidade do Lis, que teve ainda de jogar os derradeiros minutos da partida com o guarda-redes Djuricic em clara inferioridade física. Nesse período, Ruben Amorim, num remate de fora da área, fechou a conta do marcador, apontando o golo 50 do Benfica na competição em 18 jogos.

A equipa de Jorge Jesus salta então para a liderança isolada, com 45 pontos, mais três do que Sp. Braga e nove do que FC Porto, os mais directos adversários na luta pelo título que têm agora menos um jogo disputado. Já o U. Leiria segue na quinta posição, com 26 pontos, menos um que Sporting, mas também em risco de ser ultrapassado por Nacional e V. Guimarães.

Ficha de jogo:

Estádio: Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa

Árbitro: Marco Ferreira (AF Madeira)

Benfica – Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Ramires (Ruben Amorim, 81 m), Javi Garcia, Pablo Aimar (Éder Luís, 72 m) e Di Maria; Saviola (Alan Kardec, 84 m) e Óscar Cardozo.

Suplentes: Júlio César, Miguel Vítor, Ruben Amorim, Felipe Menezes, Nuno Gomes, Éder Luis e Alan Kardec.

U. Leiria – Djuricic; Hugo Gomes (Cássio, 65 m), Diego Gaúcho, José António e Paulo Vinícius; Pateiro, André Santos, Elias e Vítor Moreno; Carlão (Pedro Cervantes, 76 m) e Silas (Tiago Luís, 81 m).

Suplentes: Hélder Godinho, Mamadou Tall, Patrick, Pedro Cervantes, Tiago Luís, Ouatarra e Cássio.

Disciplina: cartão amarelo a Silas (13 m), Elias (63 e 75 m); cartão vermelho a Elias (75 m).

Marcador: 1-0 por Cardozo (10 m); 2-0 por Saviola (60 m); 3-0 por Ruben Amorim (89 m). 
in abola.pt

Paixão Benfiquista

Boa noite companheiros !

Era meu objectivo ter um blog sobre o nosso Benfica e, finalmente, aqui está ele.
Para todos os benfiquistas e para os outros, aqui poderão encontrar notícias sobre o Glorioso (todas as modalidades) até vídeos, fotos, sondagens e tudo um pouco sobre desporto e futebol em particular.

Ora, muitos abraços e que amanhã venha mais uma vitória.